2 dicas eficazes de poupar dinheiro em tempos de crise


1. Levante o dinheiro que vai usar

Depois de receber o salário, levante do banco uma quantia de dinheiro que você vai precisar para o mês inteiro e separe-os em envelopes escrevendo a finalidade de cada parte do dinheiro. Ao mesmo tempo, tente abandonar completamente os pagamentos sem dinheiro a vista (ex: cartão de crédito): embora sejam muito convenientes, se você não tem a disciplina, você pode gastar mais dinheiro do que deveria, por causa das taxas bancárias e também pelo simples factos que você estará lidando com números e não com dinheiro real e dessa maneira o cérebro acaba sendo mais permissivo e deixando de perceber que é dinheiro que está saindo, contentando-se apenas com os produtos ou serviços que são adquiridos. Devemos admitir que poupar dinheiro é psicologicamente mais difícil. Pois dá aquela sensação de estar se privando de prazeres, mas depois vendo o dinheiro disponível de poupança pode ser muito satisfatório. Por isso vale a pena o esforço.

2. Crie um orçamento para o mês


Não seja preguiçoso, pois sem ter orçamento é improvável você ter sucesso planejado. Os cálculos deve ser muito precisos: você deve ser claro em relação a quanto dinheiro você vai gastar em cada necessidade. As necessidades podem ser de alimentação, pagamento de aluguel da casa, pagamento das dívidas, as comunicações móveis e a Internet, transporte, cuidados pessoais, e outros. Além disso, é desejável alocar uma pequena quantidade (por exemplo, 10% do orçamento) para o entretenimento e para lazer que você pode pagar algumas vezes por mês: ele vai ajudar você a não ficar deprimido só de trabalhar, é preciso se divertir.

Pela primeira vez, você não pode calcular o orçamento de maneira perfeita, mas não se desespere: a segunda ou a terceira vez você estará mais próximo da realidade. E você vai notar os primeiros resultados após alguns meses, quando você tiver um "colchão de segurança" para casos de emergência ou um fundo de segurança que vai te ajudar durante situações inesperadas na vida, tais como problemas de incêndio ou de saúde.

Colocando em prática essas duas dicas poderá fazer muita diferença na economia da família ou mesmo na sua vida pessoal.

Comente abaixo sua opinião.



Facebook Comentarios