Lizha James - Biografia (Vida e Carreira da Artista Moçambicana)



Falando de Lizha James em Moçambique, não há que diga que não a conhece.
Elisa Lisete James Humbane, mais conhecida como Lizha James também seu nome artístico, é uma cantora moçambicana. Nasceu no dia 12 de Dezembro do ano 1982 em Maputo, cidade Capital de Moçambique.
A sua carreira artística como cantora começou na igreja, quando fazia pare de um grupo coral da Igreja Metodista, isso aos 7 anos de idade. Daí ela foi se desenvolvendo na musica junto ao grupo coral até que aos 14 anos de idade Lizha passou a gostar de novos estilos de música e preferiu passar a cantar House Music e decidiu juntar-se ao grupo Electro Base.
No entanto a sua carreira ganhou começou a mostrar sinais de sucesso quando ela passou a cantar a solo, tendo no ano 2000 lançado seu primeiro album musical com o tema “Watching you” tendo este começado a revelar os sinais de sucesso o que só ajudou a confirmar na sua mente que carreira a solo era o melhor caminho a seguir.
No ano de 2002 a GOLO Moçambique, agência de publicidade, contratou Lizha James para cantar em spots publicitários e que passavam na Rádio ou na TV, para marcas como: Coca Cola, Mcel, King Pie, Teledata, OMO – momento que contribuiu para um reconhecimento de Lizha como cantora e artista.

Com o prémio de melhor interprete na Gala Tvzine 2005 nas mãos, a artista grava a sua segunda obra discográfica, “Rainha do Ragga”.
Em 2007, com o mesmo álbum, destaca-se um momento áureo da sua carreira, Lizha James arrecada vários prémios classificativos de um ícone de música. Vence um Grammy Award na gala do canal Afro Music Channel, na categoria de melhor vídeo do ano e pelo Channel O da África do Sul obtém o primeiro lugar na categoria de melhor vídeo R&B.
Em 2010, Lizha James finalmente ficou noiva e se casou com seu namorado de longo prazo e produtor musical - Bang. Seu casamento contou com a presença de famosos artistas africanos, como Anselmo Ralph, Gilberto Mendes, entre outros. Seu vestido de noiva foi desenhado pelo estilista moçambicano Taibo Bacar. Após este, Lizha deu à luz a uma menina. Durante o tempo de gravidez Lizha reduziu suas aparições, porém ela continuou ativa no mundo da música.

Em 2011, Lizha lança "Nandi We", uma canção que fala sobre a violência doméstica, e no mesmo ano, "Stop Trafico", financiado pela Embaixada dos EUA em Moçambique e fala sobre o tráfego de crianças e dá a conscientização das pessoas sobre este problema real em Moçambique, bem como em todo o mundo. Algumas pessoas, porém, acharam o vídeo muito pesado.
Recentemente Lizha lançou sua "Gotta Move On" novo single, uma canção que é uma mistura de Pandža, Kwaito, House e Dancehall.
O ano de 2006 marca o início da saga de James: quatro anos consecutivos nomeada e premiada a nível do continente, transformando-se numa das cantoras mais importantes de África.
Em 2007, James torna a participar nos Grammy Awards do Channel O, conquistando o prémio para o Melhor Vídeo R&B, com “Nuna wa Mina”. Com o mesmo tema vence ainda na categoria Melhor Vídeo do Ano, desta feita nos Grammy do Afro Music Channel.
Em 2008, volta a vencer na categoria de Melhor Vídeo Feminino, nos Grammy do Channel O, com “Ni Ta Mu Kuma Kwini”. Em Moçambique, recebe o Diploma dos Campeões do Município de Maputo
Em 2009, vence o Grammy do Channel O – mais um título, desta feita, o de Melhor Artista da África Austral, uma categoria para a qual concorreu com o vídeo da música “Xitilo xa Khale”.

E agora em 2015 Lizha James lançou um novo vídeo clip de uma música nova com o título Chocolate que ainda está a dar de falar.

E a vida artística da Lizha não pára, sempre com lançamentos novos e demostrando seu potencial ao povo moçambicano e ao mundo a fora. E actualmente ela actua também como empresária, gerenciando a marca Lizha Só Festas, organizadora de eventos infantis e animação.

Fonte: Afromusic, Wikipedia


Gostou, comente e partilhe.

Facebook Comentarios