Neyma - Biografia (Vida e Carreira da cantora Neyma Alfredo)

É com um piercing no queixo que reconhecemos a artista moçambicana Neyma, nascida em Maputo, no sexto dia do mês de Maio, de 1979.

Quando tinha 16 anos decidiu participar no programa Show de Talentos – “Fantasia”, conquistando o segundo lugar, no ano de 1995. Assim, Neyma começou a aperfeiçoar os seus dotes musicais, treinando em escolas e clubes nocturnos, sempre que era convidada.

Aparece, então, “Brigas”, o primeiro álbum da cantora, em 1999, produzido por Júlio Silva. Tudo o que eram festas, eventos, espectáculos e discotecas, Neyma tentava encaixar na sua agenda, de forma a poder deixar a marca do seu primeiro disco.

Mas é na marrabenta que a artista se destaca, atribuindo um conceito mais moderno a este estilo de raízes moçambicanas. Juntamente com o produtor angolano Yeyé, a cantora grava o álbum “Baila” em 2000 e no ano seguinte, “Renascer”. Consolida assim, um ritmo próprio que se torna no seu cartão de visita, na sua própria marca. Em 2002, com a canção Nunawamina, Neyma vence o top feminino da música popular de Moçambique.

Graças a um trabalho árduo a artista conquista o sucesso com o seu quarto álbum, “Arromba”, gravado em 2004. Mais de 40 mil cópias são vendidas, arrecadando o disco de platina.

No ano seguinte, dá ao seu quinto álbum o título de “Idiomas”, gravado pelo mesmo produtor do disco anterior, Dinho XS.

Com dez anos de carreira a artista edita o sexto álbum, no ano de 2009. “Neyma: 10 anos” comprova a sólida obra musical da cantora oferecendo aos fãs um vasto leque de participações de artistas, com destaque para: M&N Pro, Papy Miranda, Djoy Delgado, Ziqo, Jorge Do Rosário, Dina Medina, Grace Évora. Este último disco foi gravado em Moçambique e na Holanda, masterizado e mixado na França e também na Holanda e contou com diversos produtores moçambicanos e cabo-verdianos. Uma prova da grandeza que Neyma tem no universo musical.


Fonte: http://goo.gl/UQVm50

Facebook Comentarios