Os 10 países mais pobres da África

OS 10 PAÍSES AFRICANOS MAIS POBRES

A África é um continente conhecido como um dos mais extensos do mundo, ele é constituído por 54 países ou governos oficiais. Apesar de ser considerado como o continente mais pobre do mundo, existem alguns países que têm demonstrado um acelerado progresso económico e que podem ser chamados de países ricos.

Porem existem dentre todos os 54 países da África os 10 mais pobres.  
Esta analise foi feita levando em conta o PIB (Produto Interno Bruto) que representa a soma (em dinheiro) do valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos por uma economia nacional durante um determinado período, neste caso durante o ano passado 2014.  E quanto maior for o PIB, isso indica que esse país é desenvolvido, e podem ser classificados entre países pobres, ricos ou em desenvolvimento.
Classificou se essa lista com base no PIB per capita que é o produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes de um país.  

 10º Lugar - MALI - PIB per capita: $1,136

O Mali está em décimo lugar na lista dos países mais pobres da África devido ao elevado índice de pobreza, desnutrição crónica, que são grandes problemas que comprometem a saúde da maior parte dos habitantes do pais. A maior parte da população de Mali vive abaixo da linha internacional da pobreza, vivendo com cerca de $1,25 dólares norte americanos por dia.
Mercado de venda de produtos alimentares em Mali

9º Lugar – Madagáscar – PIB Per capita: $972,07

Por ser uma ilha, a sua economia depende em grande parte da actividade turística e um pouco da agricultura e das indústrias de extracção mineira.
Porém o turismo não tem dado muita renda no pais nos últimos anos, com uma queda de cerca de 50% desde 2009. A agricultura representava cerca 29% do PIB de Madagáscar. Actualmente existem cerca de 69% de habitantes de Madagáscar que vivem abaixo da Linha da pobreza.

8º Lugar – Malawi – PIB per capita: $893,84

Desde 2004, mais de 50% da população malawiana vive abaixo da linha da pobreza, sobrevivendo com menos de $1 por dia. Um dos principais motivos de isso acontecer foi porque no ano 2000, o Fundo Monetário Internacional e doadores individuais deixaram de oferecer ajuda financeira ao país devido ao elevado índice de corrupção. Porem depois começou a contrair dividas novamente através do programa Países Pobres do FMI e também pelo Millennium Challenge Corporation dos Estados Unidos. Porém em 2009 os investimentos externos caíram 23% e o Malawi tornou-se incapaz de pagar por algumas importações e hoje ele encontra-se na lista das nações mais pobres de África.
Crianças desfrutando de uma refeição servida em um centro infantil da aldeia

7º Lugar – Níger – PIB Per capita: $853,43

Um dos principais factores que prejudica este país é pelo facto de 80% das terras do país serem parte do Deserto do Saara não oferecendo condições para prática da agricultura.
A instabilidade política também tem prejudicado o país, o que tem criado uma elevada desigualdade social no Níger.
Família pilando os cereais para produzir farinha para alimentação.

6º Lugar - Republica Centro Africana – PIB per capita: $827,93

Este país tem significativas reservas de minerais preciosos, tais como ouro, diamantes, urânio e petróleo bruto. Entre todos estes, o diamante representa 55% das receitas obtidas pela exportação do país. Conflitos armados são comuns nesse país. Mesmo assim, 62% dos habitantes deste país vivem com menos de $1 por dia, a meta é ver este número a cair até a metade do próximo ano para que atinja os padrões estabelecidos pelo Programa de Desenvolvimento Humano (PNUD).

5º Lugar – Eritreia – PIB per capita: $792,13

Este país é conhecido por ter sido colonizado duas vezes, inicialmente através da rota marítima do Canal de Suez que permitiu a entrada de italianos para colonizar o país em 1869 muito pouco tempo depois de ter sido aberta a rota. E durante a 2ª Guerra Mundial este voltou a ser colonizado novamente, mas desta vez pelos ingleses em 1941. Com esse histórico, o Produto Interno Bruto do país tem sido baixo, com um crescimento de cerca de 1,2 por cento ao longo da ultima década.
Mãe e filho usam o burro para ir a procura de água

4º Lugar – Libéria – PIB Per capita: $716,04
Libéria é um dos poucos países que não foi colonizado pelos europeus, mas sim foi fundado por escravos libertos da América. Os escravos que fundaram este país inspiraram-se no modelo de governação federal aplicado nos Estados Unidos da América. Em 1980 por meio de um golpe de estado, a Libéria ficou sem presidente e entrou em uma guerra civil que causou centenas de milhares de mortos antes do acordo de paz assinado em 2003. E finalmente em 2005 houve a eleição democrática e um consequente período de estabilidade. Mas as consequências da guerra civil ainda existem, e hoje cerca de 85% da população vive com menos de $1 dólar por dia.
Fonte de água usada para todos os fins

3º Lugar – Burundi – PIB per capita: $648,58

Burundi é outro país que constantemente encontra-se em um estado de guerra tribal e civil. Burundi possui uma economia baixa, sistema de educação pobre, justiça pobre. Aproximadamente 93% das receitas deste país vêm da venda exportação de café. Cerca de 80% dos habitantes vivem abaixo da linha da pobreza e 57% das crianças burundeses menores de 5 anos sofrem de desnutrição crónica.

2º Lugar – Zimbabwe – PIB Per capita: $589,46

Zimbabwe não só está como um dos países mais pobres do mundo, mas também tem a menor expectativa de vida do mundo, homens vivem até trinta e sete anos e as mulheres até trinta e quatro anos. Isto deve-se ao facto de que 20,1% da população sofre de HIV/SIDA. Enquanto Zimbabwe está lutando para lidar com seus problemas na saúde, e o governo tenta estabilizar a situação económica do país, por isso que em Janeiro de 2009 o governo fez uma dívida de cem trilhões de dólares.
Crianças recolhem grãos de milho deixados cair por camiões que transportam milho em Masvingo.

1º Lugar – Republica Democrática do Congo – PIB per capita: $394,25

A República Democrática do Congo ficou conhecida como Zaire até 1997 e se tornou o país mais pobre do mundo recentemente em 2010. O país foi devastado pela Guerra desde 1998. Mais de 7 diferentes exércitos estrangeiros estavam envolvidos nesta guerra o que resultou na morte de 5 milhões e meio de pessoas, entre soldados e civis. Um facto interessante é que a República democrática do Congo é o país com mais falantes de francês no mundo com cerca de setenta milhões de falantes da língua, estando em frente da própria França que possui sete milhões a menos.

 
Crianças comendo arroz e com feijão doados em uma associação.
Fonte da matéria: AfricanRanking

Facebook Comentarios