Anandi Yuvaraj - conheça a mulher que vive com HIV a quase 20 anos


Dois anos depois de seu casamento, em 1997, Anandi Yuvaraj descobriu que ela era HIV positivo. Hoje se passam quase duas décadas desde aquele dia.

Cerca de um ano depois, o casamento de Anandi Yuvaraj e seu marido acabou. Mas ela se recusou a deixar que sua condição de seropositiva definisse sua vida, encontrando alegria em buscar seus interesses em desenho, música e viagens.

Sua sobrinha Kanchana diz: "Quando ela fala sobre o HIV, ela exala uma energia positiva. Nós não devemos julgar aqueles que estão vivendo com o HIV. Devemos apoiá-los. Isso é o que eu aprendi com ela."

Com o apoio de sua família, Anandi lutou contra o estigma social e a discriminação, tornando-se um rosto conhecido da rede de mulheres seropositivas. Ela também trabalha como consultora em assuntos de HIV.

"Você sabe que você tem uma única vida e daí você quer tornar-la melhor. Milhões de pessoas que são HIV+ também investem em sua vida e, e eles se certificam de que possam florescer e que seus sonhos tornem-se realidade", disse Anandi.

A visão de Anandi ressoa com o que Vikas Ahuja vive, ela é ex-Presidente da Rede de Pessoas Seropositivas de Deli na Índia. Vikas, tem 43 anos de idade e vive com HIV há mais de duas décadas.

Vikas diz: "Quando nós nos apresentamos, nós sempre dizemos que... o meu nome é Vikas Ahuja e eu sou HIV positivo e eu estou vivendo com HIV desde 1993. A meu CD4 é 400. A razão pela qual nós nos apresentamos desta maneira é para fazer nós mesmos aceitar que sim, eu sou HIV positivo e eu estou vivendo dessa maneira e eu estou vivendo uma vida muito saudável e produtiva ".

Ele diz que o HIV se tornou uma doença controlável graças ao programa gratuito de terapia anti retroviral lançado pelo Governo a cerca de dez anos atrás. Medicação adequada e boa nutrição são necessárias para gerir o HIV como uma doença qualquer.

No entanto, o maior desafio é o estigma e a discriminação, que muitas vezes pode provar ser uma sentença de morte para aqueles que vivem com o HIV.

"Para os meus membros da comunidade, eu diria que o HIV é um vírus muito pequeno. Pela graça de Deus que nos foi dado muito mais energia em comparação com aquele pequeno vírus que está lá dentro do nosso corpo", diz ela.



Facebook Comentarios